Odontologia do Esporte

Home Tratamentos Odontologia do Esporte

O que é

Estudos da área da Odontologia do Esporte mostram que o desequilíbrio na arcada dentária pode provocar problemas posturais e até acabar obrigando o atleta a forçar mais uma das pernas em relação à outra, assim como levar ao desconforto cervical, ombros e braços, reduzindo o seu desempenho esportivo, portanto o uso do dispositivo intra-oral.

A Odontologia do Esporte se propõe a oferecer aos atletas, profissionais ou não, cirurgiões dentistas uma visão esportiva para melhorar a sua performance por meio da manutenção da saúde oral. As técnicas podem aumentar a potência muscular, além de ampliar o equilíbrio corpóreo e a resistência cardiovascular, prevenindo possíveis lesões decorrentes das atividades esportivas.

A Odontologia do Esporte também busca garantir uma excelente saúde bucal, ao desportista, detectando fatores prejudiciais como: respiração bucal, posicionamento inadequado dos dentes e orientações e cuidados na administração de medicamentos com substancia que possam causar doping.

Rendimento

O rendimento de um atleta pode diminuir por vários motivos, entre outros, estão:

- Sangramento gengival decorrente de acidez intra-oral por falta de escovação, dando acidez sistêmica e rompendo a musculatura
- Hábitos disfuncionais da mandíbula, desequilibra o corpo
- Problemas endodônticos – dores
- Inflamação gengival – dores
- Teste salivar para saber qual a performance do atleta

A Clínica Debora Ayala possui os melhores métodos de acompanhamento Odontológico no ambiente esportivo para seus atletas, atendendo também academias e clubes e prestando consultoria para comissões técnicas.