O que é

Desordem Temporomandibular (DTM) é um termo usado para designar um conjunto de manifestações clinicas objetivas e subjetivas, que envolvem o sistema articular, muscular e estruturas associadas. Podem ser observadas por meio de sinais clínicos como dores e estalos que se apresentam sem razões aparentes. Por esse motivo, pessoas que apresentam esses problemas normalmente sentem dores no ouvido, músculos da cabeça, pescoço e face, além de estalos ou barulhos quando mastigam. Podem apresentar também uma redução da abertura bucal e a sensação de travamento da mandíbula, com limitações dos movimentos, além de Bruxismo.

Como tratar?

Na Clínica Debora Ayala, os tratamentos para a DTM são multidisciplinares, ou seja, um trabalho em conjunto de diferentes especialidades da medicina. Fazemos, por exemplo, o tratamento com Fisioterapia, laser e tens, injeções tigerpoints e farmacoterapia. Além disso, existe o tratamento com placas de mordida mio-relaxantes, que trabalharão o reposicionamento mandibular.

Aqui na clínica, as aplicações de laser e tens são responsáveis por aliviar os pontos de tensão, relaxando a musculatura e dando maior liberdade aos movimentos da mandíbula. E são feitos ajustes constantes a cada 06 meses a placa de mordida.

Já a fisioterapia, é um tratamento paralelo para reabilitar o paciente em suas atividades diárias. O posicionamento de toda a sua estrutura corporal é responsável por algum desvio na região mandibular. Assim, com tudo alinhado devidamente, os efeitos serão minimizados.