O que é?

O bruxismo é uma desordem funcional caracterizada pelo ranger e travar os dentes de forma involuntária.

Existem dois tipos de bruxismo, o primeiro tipo é o Noturno, que ocorre durante o sono por 5 a 6 minutos.

O segundo tipo de bruxismo é o Diurno, neste tipo o paciente range os dentes sem perceber, durante um momento de estresse ou durante suas atividades do dia a dia.

Para aliviar esse tipo de bruxismo o paciente pode utilizar um aplicativo que avisa para que ele abra a boca após um sinal sonoro, ou podemos aplicar exercícios mentais em que o paciente lembra de abrir a boca toda a vez que olha um determinado objeto, por exemplo.

Riscos

As pessoas com essa condição podem ter o esmalte dos seus dentes danificados e desgastados, que são mais fortes do que os ossos. Pode ainda acarretar a destruição do osso ao redor do tecido da gengiva e levar a problemas que envolvem a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM), retrações gengivais, trincas, fraturas e perda dos dentes, causando uma disfunção oclusal ou mordida, dores de cabeça constantes e doenças periodontais.

O que fazer?

Recomenda-se que nos primeiros sinais da doença, o dentista seja procurado para investigar a intensidade do problema manifestado. Existem diversos tipos de tratamentos para o bruxismo, que variam de acordo com a intensidade, dependendo do caso o controle da doença pode envolver o uso da placa, remédios ou até mesmo terapia.