fbpx

Quando levar o bebê ao dentista pela 1ª vez?

Quando levar o bebê ao dentista pela 1ª vez?

Muitos pais tem dúvidas sobre quando levar o bebê ao dentista pela 1ª vez.

Com o aparecimento dos primeiros dentinhos e a introdução aos alimentos sólidos, a preocupação com a saúde bucal do bebê torna-se indispensável.

Afinal quando é preciso começar a cuidar dos dentes das crianças? Confira a seguir a importância do tratamento odontológico nas crianças e quando esse cuidado deve ser iniciado.

Cuidado com a saúde bucal do bebê começa na gravidez

Primeiramente é importante começar a se preocupar com a saúde bucal do bebê, antes mesmo do nascimento, desde a gravidez da mãe.

Assim que se descobrir a gravidez, além dos exames rotineiros e do pré-natal, é importante que a gestante faça visitas ao dentista. Isso visando a prevenção de possíveis problemas que podem acontecer durante o desenvolvimento intrauterino do bebê.

A prevenção antes do nascimento é importante para que as mães recebem a orientação necessária e possam tirar suas principais dúvidas.

O dentista irá também fornecer orientações importantes sobre o desenvolvimento dos dentinhos durante a amamentação e quais são os alimentos adequados para a boa saúde bucal do bebê.

O dentista irá alertar de como o uso dos bicos artificiais (chupeta e mamadeira) podem interferir no desenvolvimento da criança, além do comum hábito de chupar o dedo.

Por isso mamães e papais, assim que estiverem se preparando para a chegada do bebê, agendem uma consulta com o seu dentista para estarem bem preparados. 

Quando levar o bebê ao dentista?

A odontopediatria é a especialidade da odontologia que cuida da saúde bucal de bebês e crianças, ou seja, é o chamado dentista das crianças.

A primeira visita do bebê ao odontopediatra deve começar bem cedo, antes mesmo de nascer o primeiro dentinho de leite.

Isso porque mesmo antes do aparecimento dos dentes, é recomendável higienizar as cavidades bucais, com o objetivo de prevenir o aparecimento de cáries.

Recomenda-se assim que os pais levem o bebê ao dentista pela 1ª vez a partir dos 6 ou 7 meses de idade.

Outro fator importante de iniciar a visita ao dentista cedo, é fazer com que a experiência não seja traumática.

A criança deve ir se ambientando com o consultório dentário e com o procedimento do profissional mexer em sua boca. Isso faz com que a visita ao dentista se torne algo natural e não um sofrimento como acontece com muitos adultos.

Consultas rotineiras da criança ao dentista

Após a primeira experiência, é importante que a rotina de consultas ao dentista continue de pelo menos 6 em 6 meses.

Os primeiros dentinhos de leite dos bebês tendem a aparecer entre 6 e 8 meses.

Geralmente os dentes de baixo, no meio da gengiva são os que nascem primeiro. Estes são os chamados incisivos centrais inferiores.

Já os demais dentes de leite das crianças continuam aparecendo e crescendo e se completam até a média dos 3 anos de idade.

A criança deve assim ser regularmente acompanhada por seu odontopediatra para que durante todo o processo, seja possível diagnosticar eventuais problemas na estrutura bucal.

Além disso, a rotina de consultas da criança ao dentista auxilia na orientação da higienização bucal no dia a dia. A criança aprende de forma correta a realizar a escovação e isso vai se tornando um hábito, essencial para a saúde bucal na vida adulta.

Prevenção e diagnóstico precoce são essenciais para a saúde bucal da criança, por isso não deixe de levar seu filho regularmente ao dentista.

Alimentação para a saúde bucal da criança

Além de saber quando levar o bebê ao dentista, é importante saber a ligação entre a alimentação e a saúde bucal da criança.

É fato que a má alimentação prejudica o desenvolvimento e a saúde da criança como um todo, podendo acarretar inúmeros problemas na vida adulta.

A saúde bucal de uma criança é também totalmente influenciada pelos hábitos alimentares. Desta forma, além da visita regular ao dentista e da boa higienização em casa, os pais devem ficar atentos aos alimentos oferecidos aos seus filhos.

A alimentação adequada desde o nascimento é um importante aliado para uma dentição saudável. Já má dieta e nutrição podem ocasionar defeitos na estrutura dentária a tão temida cárie.

Amamentação e açúcares para a saúde dos dentes da criança

A amamentação natural de forma correta é importante não somente para o crescimento saudável da criança, mas também para o desenvolvimento da mandíbula do bebê.

Quando a criança começa a comer alimentos sólidos, deve se ter cuidado especial principalmente na ingestão de alimentos açucarados.

Podemos afirmar que o açúcar é um dos principais vilões da saúde bucal da criança. Muitas crianças tem o hábito de mamar bebidas açucaradas antes de dormir ou ainda durante a noite, o que é um ambiente perfeito para que as cáries comecem a aparecer precocemente. A cárie precoce é muito perigosa, pois pode se tornar um problema severo no futuro.

É por todos esses motivos que a saúde bucal deve estar sempre associada a saúde geral da criança. Agora que você já sabe quando levar o bebê ao dentista, não deixe tornar as consultas um hábito regular de seus filhos.

Seus filhos certamente te agradecerão quando se tornarem adultos saudáveis.

A Clínica Debora Ayala é uma clínica multidisciplinar e interdisciplinar, que atua desde a odontopediatria até a odontogeriatria. Somos uma clínica com excelência em diagnóstico combinada com alta tecnologia.

Agende sua consulta conosco e conheça nosso trabalho!

No Comments

Post A Comment

WhatsApp icone