Remoção de Amálgama Dentária

Remoção de Amálgama Dentária

Remoção de Amálgama Dentária

Com o passar dos anos a amálgama dentária demonstrou impactos negativos para a saúde das pessoas.

E nós da Clínica Debora Ayala iremos te mostrar como a remoção segura de amálgama irá lhe proporcionar benefícios não somente na estética bucal, mas também na sua saúde.

O que é a Amálgama Dentária?

A amálgama é a combinação da liga de prata com mercúrio, usada para restaurações dentárias.
O amálgama foi desenvolvida durante a 2ª guerra mundial para:

  • Restaurações de cavidades dentárias;
  • Dentes Cariados.

Devido ao baixo custo, ainda está sendo usada até hoje. Porém a chamada “obturação de amálgama”, pode trazer consequências ao longo dos anos, como:

  • Pigmentação escura;
  • Trincas;
  • Manchas nos dentes;
  • Intoxicação constante dos metais pesados.

Quais os Males que o Mercúrio pode Causar?

Existe uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Odontologia onde eles afirmam que o uso do amálgama em procedimentos é extremamente perigoso para a saúde do paciente, pois como foi dito anteriormente é produzida a partir da combinação da liga de prata com mercúrio.

O risco ocorre principalmente pela presença do mercúrio, que pode trazer ao paciente desde doenças simples, até doenças neurológicas graves. Podendo afetar:

  • Sistema nervoso;
  • Rins;
  • Rapidamente absorvido pela corrente circulatória na colocação da restauração, durante o período em que fica na boca e durante a sua retirada.

Além do mercúrio, na amálgama são utilizadas prata e outras ligas de metal como cobre, estanho e zinco.

A prata que pode alterar as bactérias intestinais, enquanto o estanho, por exemplo, pode influenciar o sistema imunológico.

Mas para que possamos entender tudo de maneira mais detalhada a equipe da Clinica Debora Ayala separou os principais males que o procedimento da amálgama pode causar ao paciente. São eles:

1° Perdas Dentárias por Amálgama Dentária

Alguns estudos com base em alguns pacientes revelaram que o uso da amálgama nos dentes do paciente por um longo período, pode causar a perda dentária.  Pois com uma pressão demasiada no dente, poderão acontecer fraturas verticais na raiz do dente.

Relatos de alguns pacientes, apontam que quando acontece a fratura na raiz, eles não sentem dor e sim um incômodo, como uma sensação esquisita ao mastigar, ou barulhos nos dentes principalmente naqueles que possuem prótese.

2° Amálgama Prejudica a Estética

Algumas pesquisas apontam que muitos pacientes ficam incomodados com a estética que os recursos de metais do procedimento da amálgama trazem ao dente.

Por isso, hoje em dia as clínicas odontológicas fazem o uso da resina composta. Que é um recurso muito mais saudável e ainda traz a coloração branca ao dente, não trazendo agonia ao paciente pela cor diferenciada.

Porém a resina composta é um recurso que possui menos tempo de duração. Por isso o paciente terá que fazer um acompanhamento constante.

3° Doenças Graves causadas pela Amálgama Dentária

Infelizmente a amálgama aplicada na restauração dentária pode causar inúmeras doenças. E na maioria das vezes as pessoas não consideram que é o amálgama, por estar esquecida dentro da boca. Mas as principais doenças que ela pode causar são:

  • Dores articulares;
  • Alterações cardíacas;
  • Zumbidos;
  • Inquietações;
  • Sensibilidades a campos eletromagnéticos;
  • Sensibilidade a luzes fluorescentes;
  • Esclerose múltipla;
  • Alzheimer;
  • Parkinson.

4° Fraturas Verticais e Longitudinais causadas pela Amálgama Dentária

Ambos os casos devem ser descobertos com rapidez e devem ter um acompanhamento com um profissional regularmente.

As fraturas Longitudinais causadas pelo uso do amálgama são as mais graves, e quando diagnosticas devem ser tiradas imediatamente. Já as fraturas Verticais necessitam ter um acompanhamento cuidadoso e possuem soluções menos drásticas.

Porcelana X Resina

Ao longo dos anos e de estudos feitos com base nos pacientes, foram criados substitutos do mercúrio e da prata nos procedimentos de amálgama. E as mais indicadas hoje em dia nas clinica odontológicas é a Porcelana e a Resina.

E nós da Clínica Debora Ayala vamos te explicar os principais benefícios que a Porcelana e a Resina irão proporcionar ao paciente:

1° Durabilidade

Com o passar dos anos e com a ajuda da tecnologia, a Resina está conseguindo ter um período maior de tempo na arcada dentária. O que a faz chegar perto do mesmo tempo de duração de uma amálgama comum.

A Resina atual garante mais saúde e uma durabilidade de qualidade, reduzindo o tempo de sessão de uma manutenção para a outra.

2° Prevenção de Fraturas

As restaurações em resina auxiliam na prevenção das fraturas dentárias pelo fato de serem fortemente adesivadas.

E caso você sofra um acidente que cause danos ao dente, você não terá com que se preocupar pois terá uma manutenção segura.

3° Custo Beneficio

Os procedimentos de resinas são os mais procurados pelas pessoas hoje em dia, por conta de ser barato e sua durabilidade estar aumentando cada vez mais.

Pessoas que trabalham com a imagem, como artistas e celebridades, utilizam amplamente as facetas de porcelanas, porém elas possuem um preço mais elevado. Fazendo com que a procura pela resina aumente também pela questão do valor.

4° Reparos

Por lidarmos com mais de um tipo de recurso, sempre indicamos a vinda ao nosso consultório para realizarmos um reparo. Assim quaisquer vestígios de uma possível fratura ou problema será resolvido na consulta de reparo. Garantindo um aspecto estético de qualidade e uma durabilidade maior.

5° Resultado Estético

Ambas promovem um resultado estético de qualidade, principalmente para aqueles pacientes que possuem uma questão de autoestima no seu sorriso. A Porcelana garante um resultado interessante, e a resina consegue atingir um tom branco que some com o amarelado.

Hábitos que Prejudicam

Um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh e de Recife, publicada na revista Frontiers in Medicine, nos mostrou que para o procedimento dar certo não depende somente do profissional, mas também do paciente.

E umas das coisas que mais prejudicam o procedimento de preenchimento do dente (amálgama, resina ou porcelana) são os seguintes:

  • Excesso de Álcool;
  • Cigarro;
  • Aparecimento de Novas Cáries;
  • Estilo de Vida Prejudicial.

Por isso, para que tudo saia como esperado sempre siga as recomendações médicas do seu dentista. Evitando assim possíveis futuras falhas no seu dente e na sua saúde.

Como é Feita a Remoção Segura de Amálgama Dentária?

Primeiramente você irá precisar procurar uma clinica especializada na retirada do amálgama, e nós da Clinica Debora Ayala somos referência no procedimento. Garantimos a sua saúde estética e bucal. Além da segurança da remoção.

Em sua consulta em nossa clínica, o profissional irá analisar a sua situação, logo após ele irá lhe apresentar o procedimento que será realizado para a remoção da amálgama dentária. E ainda irá te ajudar na escolha do melhor material para substituir a amálgama retirada.

Na maioria das vezes é possível realizar a restauração do amálgama com a resina composta. Pois, como já falamos anteriormente, a resina promove um branco ao dente e ainda não afeta a saúde do paciente nem a estética.

Por mais que o procedimento seja bastante simples, ele deve ser feito por um profissional qualificado como nós da Clínica Debora Ayala, pois pode ocorrer o vazamento do vapor do mercúrio, e o profissional irá te garantir que isso não aconteça.

Odontologia Biológica

Você já tinha ouvido falar na odontologia biológica? Não? Pois saiba que ela é muito importante e está ligada ao procedimento de remoção da amálgama. A odontologia biológica é centrada no paciente, e envolve:

  • cuidado com o paciente como um todo;
  • respeito na sua individualidade;
  • uso de técnicas minimamente invasivas;
  • tecnologia moderna.

Ou seja, tudo o que proporciona segurança, qualidade, saúde e bem-estar ao paciente.

E nós da Clinica Debora Ayala garantimos o conforto, saúde e segurança que você merece desde o momento que você entra até o momento que você sai da nossa Clínica. Sempre pensando nos nossos pacientes.

Acompanhamento Profissional

Você que possui amálgama dentária a muitos anos procure acompanhamento profissional especializado, como os da Clínica Débora Ayala.

Temos inúmeros tipos de exames e procedimentos que irão promover segurança e qualidade na hora da remoção segura da amálgama. Usaremos recursos que promoverão  a você, saúde e principalmente segurança.

Aqui na Clínica Debora Ayala, a Odontologia e a área médica caminham de mãos dadas. Com conhecimento e experiência, aliados à tecnologia, diagnosticamos o paciente como um todo, alcançando os melhores resultados para todos os tratamentos.

Entre em contato com a gente, e garanta uma Remoção de Amálgama Dentária segura.

Leia Também

No Comments

Post A Comment

WhatsApp icone